29 ago CURRÍCULO RESUMIDO

CURRÍCULO
RESUMO CRONOLÓGICO:
Jorge Fernando Herrmann
2025 – Participa da reativação do Fórum Livre e Permanente de Cultura de Torres.
2024 – Lança na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, o livro “A Louca Linha Aventureira”, pela Editora Coralina.
2023 – Integra como ilustrador, a equipe do projeto “Jornada Canions do Sul”, contemplado pela Fundação Boticário.
2023 – Integra como ilustrador, a equipe de produção do Atlas Ambiental de Viamão, iniciativa do Instituto Federal do RS, coordenada por Rualdo Menegat.
2023 – Realiza a exposição “Geofauna” no Espaço Cultural Sítio Jerivá dentro do programa cultural do Geoparque Caminhos dos Canions do Sul, chancelado pela Unesco.
2023 – Passa a integrar a diretoria do Centro de Estudos Históricos de Torres na Gestão de Projetos.
2022 – Cria o perfil das “Crônicas da Paisagem” na plataforma APOIA.se, de financiamento coletivo de projetos com foco nos temas de âmbito socioambientais. A partir daí o projeto passa a entrar em nova fase, ao adquirir um caráter de engajamento coletivo e de busca de sustentabilidade econômica para ampliação de seu alcance.
2022 – Passa a integrar o Coletivo pró-Cultura de Torres, grupo de discussão e ações em defesa da cidadania cultural.
2022 – Realiza a exposição “”Animália II” no Espaço Cultural Sítio Jerivá, em Torres.
2020 a 2022 – Passa a apresentar na Cultural FM de Torres, a versão radiofônica das “Crônicas da Paisagem”, num programa focado essencialmente na crise ambiental e da percepção humana sobre os eventos da Natureza.
2020 – Cria a Pequena Academia de Arte, um curso extensivo, com grade curricular complementar ao currículo acadêmico.
2019 – Desenvolvimento e criação em parceria com Tommaso Mottironi, do Mapa-Jogo “ConectaPeva”, do Parque Estadual de Itapeva, em Torres, que propicia a percepção dos Corredores Ecológicos, elemento fundamental para as estratégias de conservação desta unidade de conservação;
2019 – Apresentador na TVSul de Torres, o programa de entrevistas “Um Espaço para a Cultura”, que enfoca a atividade dos agentes culturais da região de Torres;
2019 – Coordena a Galeria de Arte Ten Caten em Torres, que expõe um importante acervo de obras de artistas gaúchos;
2019 – Criação da identidade visual do “Projeto Pesca” do GEMARS (Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do RS);
2019 – Criação da identidade visual do Refúgio da Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, do ICMBio em Torres;
2018 – Criação, em parceria com Carol Salles, do Mapa Lúdico e Pedagógico do PEVA (Parque Estadual de Itapeva), dentro do Projeto “Educapeva”;
2017/2018 – Ilustra os livros “VALE DO MAMPITUBA” e “RABISCANDO NA AREIA” de Bento Barcellos da Silva;
2016/2018: Lança em parceria com o historiador Leonardo Gedeon os dois primeiros volumes da publicação “Os Portais de Torres” de resgate do patrimônio cultural e paisagístico de Torres (vide imagem no final do currículo).
2015: Patrono da Feira do Livro da Escola Leopoldo Tietböhl de Porto Alegre.
2015: Coordena o Coletivo Dimensão Ecológica, fórum de reflexão sobre a crise ambiental, no Espaço Cultural Ten Caten em Torres.
2014 a 2019 – Ministra os Cursos e Oficinas de Arte no Espaço Cultural Ten Caten em Torres: Oficina “Jogos Surrealistas”, Oficina de História da Arte, Oficina infantil “Clube da Arte”e o Curso “Processos Criativos em Desenho & Pintura”; 2014: Lança seu livro infantil “Dona Qualquer Coisa”, pela Editora Mediação, publicação adotada por diversas escolas, dentre elas o Sagrado São Domingos, de Torres, em 2015 (vide imagem no final do currículo).
2014/2015 e 2018/2019: Coordena a agenda cultural do Espaço Cultural Ten Caten de Torres, sendo curador de 14 exposições durante o período.
2013 a 2019 – Publica em meio digital as “Crônicas da Paisagem”, diagnóstico estético da relação humana com as paisagens naturais;
2013 a 2017: Passa a editar as “Crônicas da Paisagem”, postagens em meio digital, nas quais busca fazer uma reflexão visual a respeito das causas da crise ambiental e da perda de referenciais paisagísticos.
2011 a 2013: Desenvolvimento do projeto de pesquisa em artes visuais “Confluências – Uma Crônica Visual da Redenção”, contemplado pelo Prêmio Décio Freitas da Secretaria Municipal de Porto Alegre e concluído com exposição no Museu da UFRGS, com o lançamento do catálogo homônimo.
2009 a 2016: Ministra o curso “Observação da Paisagem por Meio do Desenho” no Jardim Botânico de Porto Alegre.
2005: Lança em parceria com os antropólogos Rogério Rosa e Rodrigo Venzon, o CD etnomusical “Kanhgág Ag VI Ymá Mág Ki/Vozes Kaingang na Aldeia Grande”, de resgate da cultura kaingang, projeto financiado pelo Edital Fumproarte da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Esta obra foi contemplada com o Prêmio Açorianos Menção Especial de 2006.
2004: Lança o CD infantil “Cantigas de Ninar Vento” em parceria com a escritora Gláucia de Souza e a ilustradora Cristina Biazetto.
2004 a 2014: Dedica-se à ilustração de livros infantis, com trabalhos desenvolvidos para as editoras Vozes, Projeto, Cortez, Belas Letras e Mediação, entre outras.
2003: Lança o CD “Antípodas”, no Teatro Renascença de Porto Alegre.
2003/2004: Ministra oficina de Música pelo Projeto de Descentralização da Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
2002: Lança em parceria com o antropólogo Rogério Rosa e o pesquisador Fábio Torres, o CD etnomusical “Kanhgág Jykre/Pensamento Kaingang”, de resgate da cultura kaingang, projeto financiado pelo Museu Antropológico do RS (vide imagem no final do currículo).
2002: Integra como produtor e pesquisador, o projeto de pesquisa em Artes Plásticas “Jacob Prudêncio/Uma Visão Histórica e Estética da Porto Alegre da Década de 30”, sobre o fotógrafo porto-alegrense, que culmina com exposição que inaugurou a Fototeca Virgílio Calegari da Casa de Cultura Mario Quintana).
2002: Recebe o Prêmio Tibicuera de Porto Alegre, pela trilha sonora da peça “Do Outro Lado da Cerca” de Hermes Mancilha, dirigida por Fernando Ochôa.
1999: Lança o CD independente “Fim” no Teatro Renascença de Porto Alegre.
1998 a 2008: Ilustrador científico para exposições e trabalhos acadêmicos vinculados à Paleontologia, destacando-se as reconstituições de ambientes paleontológicos desenvolvidas para a exposição “Visões da Terra” no Museu da UFRGS em 2007, com itinerância por USP, Jardim Botânico/RJ e Museu Goeldi/PA em 2008 e 2009, integrando hoje o acervo permanente do Museu da Universidade Petrobrás/RJ.
1994 a 2000: Vínculo com o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS na condição de Ilustrador Científico. Durante este período, realizou a pintura dos dioramas representativos das paisagens brasileiras deste museu, em parceria com Valdecir Rigon.
1990/1994: Ministra oficina de Artes Plásticas pelo Projeto de Descentralização da Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
1989: Graduação em Desenho pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
1983: Passa atuar como profissional autônomo na área da publicidade.
1976: Conclui o Ensino Médio do Colégio Farroupilha de Porto Alegre.
Nenhum comentário