Notícias

A LAGOA do VIOLÃO – Crônicas da Paisagem (13)

CRÔNICAS da PAISAGEM (13) Espaço Público II – A Lagoa do Violão.Lagoa-do-Violão-20x30-cm-R-30000-desenho-a-grafite-jan-2020-II

Por muito tempo a Lagoa do Violão tinha em suas margens, a proteção dos aguapés. Infelizmente, algumas pessoas que viviam na redondeza se incomodavam com o que consideravam uma “sujeira” que atraía muitos bichos. Então um dia, os aguapés foram removidos e a Lagos do Violão ficou um espelho…

Lagoa-do-Violão-20x30-cm-R-30000-desenho-a-grafite

Só que não é assim que se lida com a natureza, não é assim que se faz manejo de uma paisagem. Quando coisas assim acontecem, a natureza evidentemente reage, e de formas que sempre surpreendem. Não passou muito tempo e um fenômeno muito estranho começou. As águas  passaram a engolir as margens, puxando para dentro da lagoa, arbustos, bancos,, lixeiras, e por fim, parte do calçamento. E finalmente, grandes árvores.

2

Algumas delas hoje travam uma árdua luta para permanecer em terra firme. Dá dó. Muito tempo já passou desde que isto se tornou evidente, mas nada foi feito. A situação é realmente difícil, ainda mais considerando o evidente e acelerado assoreamento da lagoa. Até onde isso vai? Tomara que um dia a solução venha, e que venha logo, pois já virá tarde. E se porventura vier, que não seja ainda pior do que a situação…

Texto e imagens: desenhos de Jorge Herrmann.

Deixe um comentário