Arquivo da Categoria ‘Sem categoria’

Novas Imagens MESCLAS/MEUS ALUNOS

sábado, 3 de junho de 2023

3.-Lisete-Hans-Arp

Na página dedicada aos trabalhos de meus alunos, separei uma obra de cada, com um pequeno verbete, de forma que possa-se ter uma ideia do tipo de desafio que acontece durante as aulas. Esta imagem é de Lisete Toledo, desenvolvida sobre um tecido cru.

Tinha como mote, uma escultura do artista alemão Han Arp. A técnica usada foi a da acrílica seca, na qual se aplica a tinta praticamente sem adição de água.

Novas imagens – PINTURAS/PAISAGENS

segunda-feira, 29 de maio de 2023

45.-Vera-Py

De 2004 até hoje, a pintura foi ocupando seu lugar junto com o desenho na representação de paisagens. Até então não havia me aventurado muito na pintura, com exceção das pinturas dos grandes dioramas do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e das reconstituiçoes paleontológicas feitas para UFRGS e Unisinos. Esta imagem é uma das primeiras pinturas de paisagem que fiz em tela. O resultado me animou, e quando cheguei a Torres, há mais de dez anos, não parei mais de pintar.

Imagem: LAGOA DOS PATOS vista da margem de TAVARES. Acrílica sobre tela, baseada em foto de Silvia Farret.

Novas Imagens – DESENHOS/PAISAGENS

sábado, 13 de maio de 2023

32.-Redenção-recanto-oriental

Este é o Recanto Europeu. Ele faz parte de um grupo de 161 desenhos e pinturas, todos em preto e branco, que resultaram do projjeto de pesquisa em artes plásticas, que realizei entre 2011 e 2013, com o apoio do Fumproarte de Porto Alegre. O tema da pesquisa era inteiramente a Redenção, em seus múltiplos aspectos, sociais, paisagísticos, ecológicos, encantamentos e desencantos deste lugar tão importante na vida de Porto Alegre.

IMAGEM: Recanto Europeu – desenho a grafite, baseado em foto – 21×30 cm (JorgeHerrmann/2011).

Novas Imagens – DESENHO/ABSTRAÇÕES

terça-feira, 25 de abril de 2023

21.-O-desjejum-de-Jacob-Christa

Durante um bom período, estive fascinado pelo universo dos surrealistas. Procurava provocar estranhamentos. Estranhamentos que  também me atingiam, ao ponto de me sentir quase desconfortável diante de alguns destes desenhos. Ao visitar esta página, vocês por certo terão uma ideia do que estou querendo dizer.

Novas Imagens – DESENHO/CRIATURAS

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Bela

Costumamos dizer de alguns cães, que só faltam falar. Não precisam. Se falassem como nós, perderiam o encanto. Não precisam falar. Já falam. Como cães.

Imagem: BELA – grafite – 30×21 cm (JorgeHerrmann/2023)

Novas Imagens – PINTURA/ABSTRATAS

sábado, 22 de abril de 2023

Em 1985, ainda cursando o Instituto de Artes, vi na pintura um novo universo se abrindo. Me encantei com as possibilidades de criar atmosferas, que a pintura proporcionava. Esta obra aí, foi feita em óleo sobre tela. Nesta época, estava determinado a fazer o bacharelado em pintura. Porém, 1986 reservava uma surpresa chamada Umbelina Barreto, a mestra que sem saber, me fez mudar de ideia.

17.-Primeiras-confissões.1

Obra: “Primeiras Confissões” óleo sobre tela (JorgeHerrmann/1985)

Crônicas da Paisagem (74) BORBOLETA

terça-feira, 11 de abril de 2023

Lagarta

Esta crônica narra um pouco da jornada de um homem praticamente incapacitado para a vida, mas que com ajuda, encontrou uma forma de viver.

Enclausurado na quase total incapacidade de seu corpo, fez disso a realização de algo impensável.

Borboleta

O paralelo com a borboleta, seu enclausuramento e seu voo, é inevitável, e conduz a narrrativa.

E me inspirou a desenhar e pintar estas imagens, que de certa forma, expressam meu espanto diante da riqueza que é a vida.

As duas imagens em grafite, acima, foram captadas em referências de um livro sobre borboletas e mariposas.

A aquarela abaixo, foi feita observando uma pequena mariposa que apareceu em minha casa. Ela possibilitou que pela primeira vez eu fizesse uma aquarela ao vivo de um animal. Passou dias em minha sala, e fui deixando. Porém talvez tenha sido um erro, pois um dia foi perdendo a coloração e declinou. Então a coloquei no lado de fora, mas minha negligência talvez já tivesse feito seu estrago.

Mariposa-em-casa-I2

Imagens 1 e 2: grafites (30×21 cm) R$ 200,00; aquarela (21×30 cm) R$ 300,00 – JorgeHerrmann (2022/23).